Bem Vindos! Radioapaixonado e Radioapaixonada.

Esse blog não tem a pretensão de ser referência sobre esse veículo. Apenas quer ser um espaço democrático para todos os que são fascinados por essa caixa fantástica e emocionante que é o Rádio. Sejam sempre bem vindos a esse espaço que também é seu. Ao Espaço do Rádio

Rádio CPAD FM

sábado, 7 de março de 2009

Crer nos sindicatos está cada vez mais difícil!!

Crer nos sindicatos está cada vez mais difícil!!

É claro que toda luta é difícil. Então não vou ser hipócrita, e sim, vou dar ao sindicato dos radialistas os créditos que lhe são merecidos. Mas o que temos visto, nos últimos anos, só nos faz crer que todas as lutas só trazem vitórias aos patrões. O último repasse salarial foi de míseros 7%; nosso salário está sendo nivelado para baixo; as vitórias são patronais. As rádios estão, aos poucos, virando robôs e os poucos locutores e outros colegas de setor sendo jogados no "lixo". Redes de rádios se formando em todos os cantos. Até rádio comunitária está formando redes, é mole?

Uma profissão tão bonita sendo desperdiçada por interesses financeiros desleais, pois li, há menos de um ano, que as rádios faturaram mais de 2 milhões de reais em publicidade (se não estou enganado com os números) e ainda reclamam. Sei que, com um bom planejamento de marketing, pode-se ganhar muito mais sem precisar fazer cortes ou redução salarial.

E ainda temos que viver com a enxurrada de arrendamentos que só tem aumentado a cada ano, e ver casos como o da Mundial 1180 AM, que deixou vários colegas na rua da amargura ou tendo que aceitar baixos salários. Deixo claro que, não sou contra que as igrejas tenham suas rádios e que seus pastores preguem; mas, pagam milhares de reais pelo canal e depois querem reduzir os nossos salários alegando não poder pagar mais do que o piso. Somos, antes de profissionais, chefes de família e eles, antiprofissionais.

Mas fazer o que?! Ele são os donos, e nós...Sindicalizados.

Um comentário:

Mônica Sampaio de Melo disse...

Muito bom, Alex!
E sabe por que acontece isso? Porque tem uma parcela de locutor ( e de aprendiz de locutor) que vende seu trabalho a preço de banana. Fora o fato de que poucos se preparam instrucionalmente e culturalmente para ocupar o microfone com competência. Não basta ter voz bonita. Tem que se aperfeiçoar em todos os sentidos. Pois do jeito que encaram a profissão (para ficar famoso e ganhar gatinhas), ficaremos sempre nivelados por baixo. Um abraço.